Governo da Bahia

Governo da Bahia

Notícias de Última Hora

Concurso Pérolas Negras 2019 completará 22 anos de realização em Santo Antônio de Jesus

“O preconceito não cabe no coração. Beleza Negra é a luz e o reconhecimento…de um povo tantas vezes esquecido e sofrido(…)
Essas duas primeiras estrofes da nova canção do Pérolas Negras, traduzem bem o que significa o desfile na história dos municípios onde acontece o desfile: Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Valença e Salvador. O Concurso Beleza Negra e Multirracial Pérolas Negras vai completar 22 anos de realização em Santo Antônio de Jesus, em 28 de Setembro, dia em que será realizada a edição 2019 do evento, às 18h, no Centro Cultural.
Reconhecer a beleza negra e exaltar a cultura afro-brasileira são ações afirmativas eficazes no combate ao racismo. Pouco mais de duas décadas depois de realização, o produtor cultural Adão Andrade (que criou o evento em 1996) afirma que, em conjunto com outras ações que acontecem a nível global ou local com o mesmo intuito, o Pérolas conseguiu mudar a forma com a qual a sociedade passou a olhar para o negro e quebrar muitos tabus e preconceitos.
É na verdade, o que se espera de um desfile que dá oportunidade a jovens afro-descendentes entre 14 e 30 anos, independente de sua estética, de mostrarem o seu talento. Desfile esse que mistura na passarela pretos e brancos (desde o ano 2000 é realizado dentro do Pérolas Negras o Desfile Multirracial) e que insere a música, a dança e a poesia, dando oportunidade a grupos culturais e artistas locais e por vezes, trazendo participações de outros já reconhecidos nacionalmente como foi o caso do ator global SÉRGIO MENEZES que veio em 2017 e a Deusa do Ébano do Ilê Ayiê GISELE SOARES que foi presença vip ano passado.
O próprio produtor, tradicionalmente dança afro na abertura do desfile, reforçando a importância que tem a inserção da arte no evento, pois sabe-se que a arte é uma grande ferramenta de resgate social. O desfile premia principalmente a estética negra, onde um casal é escolhido para representar o Concurso Pérolas Negras durante um ano. Esse evento cultural que virou tradição em Santo Antônio de Jesus, está prestes a encerrar suas inscrições para 2019 e os ensaios já estão acontecendo uma vez por mês, até a data do desfile.

Destaques
A exemplo de já ter revelado a Miss Bahia no ano de 2001 (Oldeane Fonseca) e a Miss Top Model Sesc Bahia em 2014 (Élida Bernado) e o Rei da Vaquejada de Serrinha 2016 (Manley Neves) e o atual Mister Verão de Salvador (Bruno Correia), o Pérolas Negras segue revelando jovens que ganham títulos afora e seguem adiante com a carreira dos sonhos.

Júnior Sampaio e Jennifer Cerqueira, vencedores do Pérolas Negras 2018 | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
 Os vencedores em 2018 foram:
MISTER PÉROLA NEGRA 2018 – JOSÉ SAMPAIO JÚNIOR SANTOS JÚNIOR – 20 ANOS
MISS PÉROLA NEGRAS 2018 – JENNIFER CERQUEIRA NASCIMENTO – 13 ANOS
MISS MULTIRRACIAL 2018 – CECÍLIA DE JESUS ALMEIDA 15 ANOS
MISTER MULTIRRACIAL – OS IRMÃOS GÊMEOS VITOR E VINÍCIUS – 18 ANOS
MISTER BAHIA PÉROLA NEGRA 2018 – RIQUE RAMOS DE JESUS JÚNIOR – 19 ANOS (Salvador)
MISS BAHIA PÉROLA NEGRA 2018 – MARIANE DOS SANTOS SILVA – 20 ANOS (Salvador)

Tema 2019
Este ano os participantes vão desfilar com o tema NEGROS DO LUXO, que vai mostrar um pouco do glamour do universo negro, divergindo de uma cultura que associa a imagem do negro apenas a violência, desemprego e outras mazelas sociais, assim como a do Continente Africano é associada apenas à fome, doenças e guerras. Hoje existe no Brasil e no mundo, um movimento para desconstruir essa visão, começando pela correção nos livros de história e com políticas intensivas de inclusão racial. O Pérolas Negra propõe um tema para mostrar que o lugar do negro é onde ele quiser, inclusive nas passarelas ou em grandes editoriais de moda.
 SERVIÇO
O que: Concurso Pérolas Negras
Quando: Dia 28 de Setembro de 2019
Onde: Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus
Horário: 18 horas
Ingressos: Inteira 20 Reais (Começam a ser vendidos em Junho na Roupa Nova)
Produção: Adão Andrade 75 9 8857 4051
 Apoio: Tribuna do Recôncavo e Bahia na Web