Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus

Notícias de Última Hora

SAJ: Conferência sobre porte de armas atrai grande público e esclarece questões sobre legalização de armamento

A Conferência Sobre Porte de Armas (Conarma) realizada na noite desta quinta-feira (27) em Santo Antônio de Jesus esclareceu dúvidas a respeito da legalização do armamento concedida a alguns cidadãos, além de fomentar a informação de maneira dinâmica oportunizando a prática do tiro esportivo pelos conferencistas no evento.
Organizado pela psicóloga credenciada a Polícia Federal, Jéssica Celeste e os representantes da OAB de SAJ, Flomário Jr. eTarsis Cajado, o evento reuniu delegados, advogados, imprensa e a comunidade santoantoniense.
De acordo com o delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos – DELEAQ, Ulysses Mário Tourinho o papel da Polícia Federal é de gerenciar o sistema de armas no país e controlar a venda ou uso. “A Polícia Federal não bloqueia a aquisição de armas, ela controla essa aquisição para que nós possamos saber quais são os cidadãos que realmente estão com armas no país e as quais são vendidas e controlar se aquele cidadão pode ter aquela arma”, explicou.
Outro ponto esclarecido durante a conferencia é a diferença entre posse e porte de arma. A posse acontece durante aquisição da arma de fogo que pode ser mantida em casa ou no local de trabalho e o porte permite a condução da arma em qualquer situação. “A maioria das pessoas colocam como declaração de necessidade que precisa da arma em sua residência e não uma arma em circulação que é uma situação mais critica e requer critérios mais rígidos”, ponderou.
A indicação para quem quer possuir uma arma é de que realize o treinamento conduzido pelos instrutores de tiro e em seguida ser avaliada para essa possível aquisição.
O presidente da OAB de Santo Antônio de Jesus, Dr. Humberto Vieira Lúcio,  presente no Conarma disse que o tema é  de relevância e traz a tona um interesse grande da população em conseguir o registro  de forma legal e segura sem dar margem a ilegalidade.  Blog do Valente